Free cookie consent management tool by TermsFeed · ASBRAV · Curso: Projetista de Ar Condicionado ·

HOME > GUIA DE CURSOSProjetista de Ar Condicionado

PRÉ-REQUISITOS:

Escolaridade comprovada: Engenheiros, arquitetos, tecnólogos e tecnólogos com interesse na área de Ar condicionado. Ao longo do curso usa-se matemática (soma, subtração, divisão, multiplicação, porcentagem, potenciação e gráficos) e será apresentado uma introdução a desenho técnico por meio de software cada (prévio domínio de informática necessário).

APRESENTAÇÃO

O curso de projetista de ar condicionado tem o objetivo de treinar profissionais interessados em desenvolver projetos do sistema de AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado). Ao longo de nove módulos este curso apresenta fundamentos de cálculo, aplicações práticas, dimensionamentos, ferramentas utilizadas em projeto, normas técnicas e projeto prático para que o aluno tenha plenas condições de atuar, com qualificação, no mercado de profissionais. O corpo técnico deste curso é composto por professores que são profissionais qualificados e experientes no mercado do AVAC e que irão compartilhar sua experiência com os alunos durante curso.

EMENTA

Modulo I - Ementa: Sistemas e equipamentos de HVAC

Instrutor: Felipe Accorsi.
Estudo das características e critérios de adoção dos sistemas de ar condicionado descentralizados: Single-split, multi-split e de fluxo de refrigerante variável (VRF) dos e sistemas de ar condicionado centralizados: expansão indireta, unidades de tratamento de ar (AHUs).

Modulo II - Ementa: Carga Térmica

Instrutor: Bruno Rosso.
Dias de Projeto e Conforto Térmico Coeficientes de Transmissão de Calor: Superfícies Opacas. Coeficientes de Convecção. Resistências Internas de Condução. Superfícies Translúcidas. Bibliografia. Sistemas e Carga de Aquecimento Ambiental: Definição. Tipos de Sistemas de Aquecimento. Energia Elétrica, Combustão, Aquecimento Solar. Carga de Aquecimento Ambiental. Perdas por Transmissão. Aquecimento do Ar de Renovação. Bibliografia. Exercícios. Carga de Resfriamento de Ar-Condicionado: Introdução. Calores Externos. Forros Ensolarados. Paredes Externas. Janelas, Insolação e Condução. Ar de Renovação. Superfícies Internas. Calores Internos, Pessoas, Lâmpadas e Equipamentos. Moto-ventilador. Total. Programas e Planilhas Computacionais para Cálculo de Cargas Térmicas. Bibliografia. Exercícios.

Modulo III – Ementa: Psicrometria

Instrutor: Bruno Rosso.
Composição do Ar e Atmosfera Padrão, Parâmetros de Umidade, Propriedades Termodinâmicas do Ar Úmido na Saturação, Relações de Gás Perfeito para Ar Seco e Úmido, Entalpia e Volume Específico do Ar Úmido, Temperaturas de Bulbo Úmido Termodinâmico e Orvalho, Cálculos Numéricos das Propriedades do Ar Úmido, Cartas Psicrométricas. Processos Psicrométricos de Aquecimento, Umidificação com Água Vaporizada e Evaporada, Desumidificação por Adsorção, Mistura de Fluxos de Ar, Resfriamento e Desumidificação sem e com Mistura de Ar, Reaquecimento, Ar Exterior Total e Controle de Umidade. Bibliografia, Exercícios, Carta Psicrométrica.

Modulo IV - Ementa: Distribuição de Ar

Instrutor: Ricardo Albert.
Existem várias opções para distribuição de ar, cada uma satisfazendo os objetivos de HVAC com diferentes graus de sucesso. O melhor projeto considerará a arquitetura pertinente e restrições financeiras sem sacrificar o desempenho em termos de confiabilidade, qualidade interna do ar e eficiência energética e abordaremos:
Sistemas centralizados

  • Todos os sistemas de ar (cálculo de rede de dutos e difusores)
  • Sistemas ar /água (Condicionamento Passivo)
  • Todos os sistemas VRF.
Modulo V - Ementa: Qualidade do ar: Ventilação e filtragem

Instrutor: Felipe Accorsi.
Estudo das características para reconhecimento, análise e controle da qualidade do ar interior: fatores que podem afetar a saúde, principais contaminantes, meios de tratamento do ar e introdução as normativas de filtragem, ventilação e renovação de ar.

Modulo VI - Ementa: Desenho Técnico de HVAC

Instrutor: Guilherme Albert.
Introdução ao CAD, ferramentas básicas de desenho para o desenvolvimento do projeto, plantas baixas, cortes e vistas.

Módulo VII - Elétrica e automação

Instrutor: Marcelo Accurso.
Especificações elétricas dos equipamentos HVAC; Dimensionamento de Circuitos de Força e distribuição em campo; Infraestrutura seca e cabeamento; Projeto de Quadros de Força e Comando; Especificações de Automação; Seleção de componentes; Projeto de Circuitos de controle e distribuição em campo; Projeto de Quadros de automação; Infra estrutura seca, cabeamento; Sistema supervisório; Comissionamto dos sistemas de automação; Tópicos de manutenção preventiva e corretiva.

Modulo VIII - Ementa: Simulação termo energética

Instrutor: Eduardo Gus Brofman.
O que é simulação termo energética, aplicação da simulação ao projeto de climatização, apresentação ao EnergyPlus, desenvolvimento de um modelo termo energético.

Modulo IX - Ementa: Projeto Prático de Climatização

Instrutor: Ricardo Albert.
Completando o curso iremos desenvolver todas as etapas de um projeto executivo, qualificando o profissional para atuar na área de projetos de HVAC.

CONHEÇA O MERCOFRIO

O Mercofrio tem como objetivo promover e disseminar o conhecimento e a inovação, integrando Pesquisa, Indústria e Mercado, apresentando os avanços tecnológicos para todo o ciclo de vida dos sistemas AVAC-R.

Além do público técnico, formado por professores, pesquisadores, engenheiros, arquitetos, projetistas, consultores, técnicos e acadêmicos, o congresso tem como propósito também atrair profissionais e empresas que atuam diretamente no projeto, comissionamento, instalação e manutenção de sistemas AVAC-R.

ACESSE O SITE

ASBRAV EM NÚMEROS

  • 28Anos de
    Atuação
  • 160Associados
  • 150Cursos
    Oferecidos
  • 5000Profissionais
    Capacitados

ASSOCIADOS EM DESTAQUE

Este espaço é destinado para que nossos associadosdivulguem seus serviços com link direto para o seu site.

DIVULGUE SUA EMPRESA AQUI!